PESQUISA CNPq
O Laedes além da extensão, está envolvido em pesquisa contemplada pela plataforma CNPq. A ideia da pesquisa surgiu em razão das discussões dos textos e as impressões diante das ações em campo que nos incitaram à apreender melhor sobre projetos de vida dos estudantes do PRONATEC. Todo empenho epistemológico, metodológico e ético está sendo dado em respeito e consideração aos atores envolvidos. Abaixo seguem algumas informações sobre a pesquisa em andamento.
Identificação da Pesquisa.
Edital Cnpq: Edital Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014
Faixa de Financiamento: Faixa A – conforme especificado no Edital
Título do Projeto: Representações Sociais de Projetos de Vida de alunos do Pronatec: um estudo comparativo com os objetivos do programa
Proponente: Prof. Dra. Francisca Denise Silva do Nascimento
Instituição de Origem: Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral – Curso de Psicologia.
Período de Pesquisa Teórica na Instituição de Destino: Janeiro 2015 – Janeiro 2017.
Resumo:
O Projeto tem o objetivo de compreender através da Teoria das Representações Sociais (TRS) como se conjugam os projetos de vida de jovens beneficiados pelo PRONATEC com os objetivos deste programa. O problema a ser investigado é: qual a Representação Social de Projetos de vida que tem os alunos do PRONATEC? Nosso principal objetivo é perceber se há uma correspondência entre a Representação Social de projeto de vida dos jovens beneficiados e os objetivos do programa. É discutida, inicialmente, a relação entre RS e o mundo da vida cotidiana, a partir dos principais teóricos da TRS. Pretende-se mostrar que dependendo da Representação Social que o sujeito tem de seu Projeto de Vida ele poderá ou não se adequar aos objetivos pretendidos pelo programa. A dimensão empírica do projeto se orienta para uma análise das Representações Sociais sobre os Projetos de Vida a partir do discurso de jovens beneficiários do PRONATEC. O contato com o referido público através de ações de extensão e pesquisa apontaram dados que indicam uma determinada distância entre os Projetos de Vida dos alunos e os objetivos do programa. Queremos entender por que isso se dá e o estudo das Representações Sociais dos beneficiários do PRONATEC poderá nos mostrar em que contextos se baseiam suas metas de vida e o quanto elas estão enquadradas nesta política desenvolvimentista ou não.